onde nos leva a arte

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cristianismo vs. catolicismo


Decidida que estou desde há uns anos a ler tudo o que houver para ler sobre o cristianismo e a biografia de Jesus, eis que descubro este magnífico ensaio de Fredéric Lenoir, um historiador das religiões nascido em Madagáscar em 1962 e, imagine-se, descobri eu posteriormente, giro como o caraças.
Numa abordagem inteligente e baseada em estudos aprofundados dos Evangelhos, mostra-nos o lado menos óbvio da herança cristã, uma filosofia esotérica que pode ter feito evoluir a ideia de persona greco-romana e a ideia de cidadania democrática (utópica ou não, isso são outros quinhentos). Não existe, a meu ver, história alguma mais fascinante do que a que serve de mote a este livro.
Podia dizer muito mais mas estou certa de que me confundiriam com uma fervorosa adepta das ideias de Cristo. Que se calhar, para espanto de alguns, já sou.

Sem comentários: